sábado, 6 de fevereiro de 2016

INFORMABIM 396 (A e B)


LER E APRENDER(*)

Irm Absaí Gomes Brito(**)

 

 

No correr dos anos, temos usado as colunas deste Jornal para incentivar Irmãos e Lojas a se dedicarem mais ao conhecimento maçônico, através de leitura de Jornais, Boletins, Revistas e Livros, usando e explorando nossos autores que crescem a cada dia, proporcionando cultura e informação.

A Associação Brasileira da Imprensa Maçônica – ABIM, dirigida ao longo dos anos pelo competente e laureado cultor das letras, respeitável Irmão Antônio do Carmo Ferreira, Grão Mestre do Grande Oriente Independente de Pernambuco, traz a cada quinzena o Boletim INFORMABIM, com vasto noticiário a respeito do mundo cultural maçônico existente no País.

Por outro lado, Editoras diversas, como a Editora Maçônica “A Trolha” Ltda, com sede em Londrina-PR, publicam mensalmente livros de excelente qualidade, tendo no corrente ano editado, entre outros, os seguintes títulos:

FUNDAMENTOS MAÇÔNICOS – Padroado, do irmão Luiz Vitório Cichoski;

A CISÃO MAÇÔNICA BRASILEIRA DE 1927, de Joaquim da Silva Pires;

ESTUDOS MAÇÔNICOS SOBRE SIMBOLISMO, de Nicola Aslan;

REFLEXÕES SOBRE UM R.’.E.’. (BEM )A.’.A.’., de Joaquim Roberto Pinto Cortez;

O PISO MOSAICO – Como Superar sua Dualidade? de Gabriel Gomez;

DIÁLOGOS ENTRE O ESQUADRO E O COMPASSO, de Walter Celso de Lima; e

CURSO DE FORMAÇÃO DE APRENDIZES DO R.’.E.’.A.’.A.’., de Paulo Antônio Outeiro Hernandes, entre outros.

Continuamos insistindo: vamos ler e estudar, pois só assim poderemos dar uma dinâmica maior às atividades de nossa Instituição, principalmente nesta fase de dificuldades que estamos atravessando.

Lembre-se: você também é responsável.

 

Notas do Editor

 

(*) Editorial do Jornal LIBERDADE E UNIÃO, julho/agosto de 2015. Filiado a ABIM mediante registro nº 003-J. Av Paranaiba, 984 – Centro – CEP 74025-900  Goiânia-GO. E-Mail : liberdadeeuniao@gmail.com

 

(**) O mui ilustre irmão Absaí Gomes Brito é um dos mais admiráveis integrantes da maçonaria brasileira. Exemplo de amor à Ordem, à qual vem se dedicando há várias décadas, não só na assiduidade aos trabalhos de sua Oficina, onde tem formado gerações com a eficácia de suas instruções, mas também participando dos Encontros e Congressos, em todo o País, e voltado à divulgação das atualidades, feitos e atuação da maçonaria, em sua região, o que faz, através do Jornal “Liberdade e União” que dirige e edita de forma atraente e com elogiável competência. Esta questão da leitura e, por conseqüência, da ilustração do maçom, recai no tema EDUCAÇÃO, em favor de cuja melhoria de qualidade  a Maçonaria Brasileira vem chamando a atenção das autoridades, advertindo da situação de inferioridade em que nos encontramos perante o cenário internacional, e exigindo  o respeito que a Educação merece. O mui ilustre irmão Absaí Gomes Brito sempre esteve nessa luta, especialmente na leitura que a ela dedicada o maçom tanto se torna  ilustrado como um digno exemplo a seus contemporâneos. Grato ao Ir Absaí que parabenizo pelo importante Editorial com que brindou a Imprensa Maçônica Brasileira. (ACF)

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário