quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

INFORMABIM 385 (A e B)


A CAMINHO DA ESCOLA, SEMPRE

Irm Antônio do Carmo Ferreira

As pessoas dos tempos atuais devem alimentar a consciência de que é um ser  a caminho da escola. Uns farão este percurso em processo de iniciação. São os que começam a aprendizagem. Têm os seus primeiros dias na escola. A criançada, por exemplo. Outros estão retornando, seja porque haviam abandonado os estudos, seja porque a profissão se tornou obsoleta, exigindo de seu possuidor a formação noutra especialidade e, portanto, seu retorno à escola.

Digamos que é  na escola que se dá a educação formal, como na família  se tem a educação informal. Todos nós temos o direito à educação, enquanto que à família e ao Estado cabe a obrigação do provimento da educação. A educação é voltada para objetivos que são exigências do espírito do tempo e das vocações regionais. A escola se constrói em função disto, seja quanto à destinação e à pratica do que se ensina, seja quanto à especialidade de seu quadro professoral. Mas a família não deve estar alheia a esse processo. Deve ter o compromisso da condução do filho à escola, para receber a educação. E o cuidado de acompanhamento dos resultados. Os pais devem ser julgados na omissão a tal responsabilidade.

A escola é o centro das transformações maravilhosas, a que o estudante – criança e jovem – deseje ir, sinta a grande vontade de estar nela. Tenha a ansiedade da chegada do novo dia, para ir à escola, reencontrar o colega, rever o mestre, ter a posse de mais e novos conhecimentos. A escola tem que inspirar tudo isto, tudo de bom. Querer estar o dia todo na escola é o melhor sinal. A criança e o jovem, dos cursos fundamental e médio, precisam receber dos pais e da comunidade esta consciência a respeito da escola. É preciso mostrar-lhes as belezas e a importância da vida, com esses caracteres que só se adquirem na escola.

O constituinte de 1988 pensou assim, que a nossa educação deveria ter dois sentidos: o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. Salvavam-se aí os nossos sonhos de pátria, de sermos uma nação altamente conceituada perante o mundo. E não bastava para isto andar arrotando por aí frases vazias, como aquelas em que se diz “ter orgulho de ser brasileiro”, “eu amo minha pátria”, “já podeis da pátria, filho, ver contente a mãe gentil”. É preciso consultar o apóstolo Thiago. Ele deixou umas lições rígidas a respeito dessas idéias. Ele diz que essa história de se andar dizendo que se ama uma coisa, mas só dizendo, não vale nada. É caráter vazio. Há muita gente dizendo que ama a pátria. Não ama coisíssima nenhuma. Ao contrário mete a mão nos bens da pátria que são bens de todos e não dele só. Então Thiago andava irritado com essas declarações de seus contemporâneos. E pegava pesado, mas com muita sinceridade: “a fé (declaração de amor) sem as obras, não vale nada; é coisa morta”. Tai, quanta verdade esfregada em nossas caras!

É preciso levar a criançada à escola, para lá, com a educação e desde cedo, se preparar para o exercício da cidadania. Têm que aprender, desde cedo, o que é ser cidadão. O analfabeto não é capaz desse exercício, por isto que o constituinte de 88, deu o direito a todos quanto à posse da educação. Todos terem esse direito e não somente alguns que, por enganação detêm o poder e permitem  ao analfabeto a possibilidade de votar, para que eles possam continuar sendo escolhidos e no topo do poder, fazendo da maioria uma manada de búfalos, e enterrando a “mãe gentil” que diante de tal esbulho “não pode ser vista contente”.

Ninguém ignora a presença da tecnologia avançada nos bens e serviços de nossos dias. Mas essa nova fronteira que se torna obsoleta a cada dia e cede lugar, a cada amanhecer, a um novo produto, a uma nova maneira de fazer, exigindo novos costumes, essa marcha não se detém em sua velocidade, com a sentença de que o impacto da mudança desmontará o vagaroso.  Por isso, se quisermos integrar uma  gente que se prepara  pro futuro é preciso cuidar da escola,  do fomento ao brio de nossos estudantes, do apoio à dignidade dos mestres, e da consciência de que,  na forma dos costumes de hoje, marcados pelas mudanças impostas pela velocidade com que a inovação acontece,  o retorno à escola será um item principal na agenda de todos nós e, especialmente, dos profissionais.

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