segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

INFORMABIM 357 (A e B)


DIA DA EDUCAÇÃO
Irm Antônio do Carmo Ferreira*
 


Hoje são 28 de abril. Um dia eminentemente maçônico: O DIA DA EDUCAÇÃO. Seis da manhã. E lá no escaninho, já estão os jornais do dia. Nem os abro. No rodapé da 1ª página, está o registro (Para meu entendimento, em estado muito mesquinho) – Hoje é o Dia da Educação. Fico irritado ... e não havia como não ficar, diante de um assunto magno como esse, colocado, em letrinhas, num lugar de somenos importância. Resmungo e bato no jornal que não tem qualquer culpa para merecer a agressão. Mas eu, embora, minutos antes,  tivesse pedido ao Criador para me afastar da tentação, não resisti ao impacto.

A maçonaria combate a ignorância por ser ela (a ignorância) a mãe de todos os vícios. (Aliás a  palavra MÃE é muito doce para se vincular a esse travo da humanidade, por isso mudo a frase, por minha conta e risco,  para "...a ignorância: vertente de todos os vícios").

Mas o que eu queria dizer é que quem vive para esse "combate", não pode esquecer o dia de hoje. Volto a dizer: O DIA DA EDUCAÇÃO. De tanta importância para as civilizações! (Mesmo que no jornal tenham-no focado com menosprezo).

E não é somente a Maçonaria, nem o Governo (embora seja do Governo uma obrigação constitucional, artigo 205 da CF). A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE é um dever de nós todos. Um dever de cada um de nós, sobretudo dos maçons, cuja sociedade (a Maçonaria) tem como mister combater a ignorância (a deseducação).

Hoje, eu queria poder estar com todos os meus irmãos, para juntos fazermos um momento de reflexão, a respeito de como será o mundo de nossos filhos e de nossos netos?

É preciso que eu, que você, que cada um dos maçons, não sejamos indiferentes, que não sejamos omissos, quanto a essa desclassificada educação que HOJE se pratica no Brasil. Pois é com esse péssimo ingrediente que nós estamos contribuindo para o fazimento do mundo dos nossos descendentes, o que (convenhamos) a manter-se assim, será uma herança maldita que lhes estaremos legando.

Não foi para essa medíocre independência que os maçons do início do século dezenove deram a vida para construir a Pátria Brasil. "A república é filha de Olinda"(Está no Hino de Pernambuco). Mas a Pátria Brasil é filha da maçonaria. (E não deve sair de nossa memória). Urge, pois, irmos refletindo como retirar nossa FILHA do abandono em que se encontra. Colocaram-na na caçamba de lixo, como fez o personagem de uma novela, exibida recentemente, com a sua sobrinha ...

Escolas sucateadas, merenda ofere-cida em estado impróprio para o consumo, denúncia de uso de droga no local, pro-fessores mal pagos e desprestigiados são sinais vermelhos que se acendem, e não são poucos, no mundo de nossa educação, como retrato do desumano maltratar  com que se estabeleceu a irresponsabilidade educacional  culminada em nossos dias com o chá de gaveta que o Congresso Nacional tem dado ao Plano Nacional de Educação, desde 2011, quando deveria ter sido aprovado para vigência de dez anos, conforme  recomendação constitucional.

A cada dia que passa mais se fala em crescimento da população carcerária e, por conseqüência, em construção de cadeia pública para abrigá-la, mas não se fala, com a mesma insistência, numa melhor e mais atuante educação para o homem, de modo a fazê-lo ver e convencê-lo de que o crime não compensa. O apóstolo Paulo, escrevendo carta aos Gálatas, garante numa das passagens daquela missiva que “a colheita não é diferente do que se semeia”. O homem virtuoso  vem dos canteiros da educação. É nela que temos de pensar e de investir.

A educação será sempre a maior riqueza da humanidade. HOJE É O DIA DA EDUCAÇÃO: um dia eminentemente maçônico.              *) Jornalista DRT 5565/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário