segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

INFORMABIM 359 (A e B)


O CAOS
Irm Antônio do Carmo Ferreira*
 


Recebi de um correspondente, no Distrito Federal, a seguinte pergunta: "É possível a ordem pública sem os PMs, a seu (dela) serviço, nas ruas?". A indagação veio através de texto em que ele se diz triste com esses acontecimentos, que mais se acentuaram nos tempos atuais, em todo o Brasil, e, agora, de forma impactante, no  entorno. do Recife.

Oh meu bom rapaz! Considero sua pergunta e sou parceiro de sua tristeza, mas, antes da tentativa de  resposta, veja como a ilustre jornalista Graça Araújo, colocou o mesmo assunto em interrogação inserta no editorial do Jornal do Commercio de  16 de maio do corrente ano.: "Tem que ter polícia nas ruas para o cidadão ser honesto?" Invadir casas comerciais, saquear, levar os bens que não lhe pertence, praticar vandalismo, etc.?

Segue o editorialista do JC: "... parcela da população tem anulado qualquer SENSO de discernimento entre o certo e o errado, senso que deveria ser trazido da educação ... e fortalecido no exemplo de personalidades que deveriam encarnar o valor das instituições".

Mais tristeza do editorialista: "Já sabemos que no Brasil falta educação de todos os tipos ... e os exemplos de personagens públicos não têm sido o melhor espelho – especialmente na política, onde a corrupção é vista como traço generalizado e quase obrigatório".

Estás vendo aí, meu bom rapaz, onde está a raiz da questão? Na ignorância proposital, na ausência da EDUCAÇÃO. Não é mais argumento. São os fatos que estão provando isto. O Brasil está sem rumo no campo da educação. O Plano Nacional de Educação, para o decênio 2011-2020 encontra-se no Congresso, mas não anda. Por que não anda? A irresponsabilidade por esse emperramento é de quem? Existe alguém beneficiado com isto? Os beneficiados querem fazer dos brasileiros uma manada de 190 milhões de búfalos? Ou já fizeram?

Todo dia,  a maçonaria da COMAB, da CMSB, do GOB, alerta o povo brasileiro para essa desdita. A desgraça no campo da educação, quando a educação "é um direito de todos, sendo obrigação do Estado  procedê-la". (Art 205 CF). É pena que o povo venha a sofrer tanto para começar a descobrir esse crime que se pratica contra ele. A mim me parece que o cancioneiro popular tem razão, quando canta: "Sofre que a dor vai ensi-nando a gente".

Mas o povo começa a descobrir... O Diário de Pernambuco, na edição de  16 de maio de .2014, aponta nesse sentido (Página a11), quando faz a pergunta "a onda de saques e arrombamentos no estado é problema de segurança pública ou de educação?"E obtém  respostas aos milhares  que as sintetiza  nas três seguintes:

 

"1)@fabioNobrega –

Falta de educação. Não é por não ter polícia que a população deve ir à rua saquear e fazer baderna.

 

2)@deaniandrade - Educação, claro. Ninguém que tem consciência de cidadão faria este tipo de absurdo.

 

3)@marlonmleandro - Educação. O brasileiro reclama dos políticos mas no fundo só quer uma oportunidade pra fazer a mesma coisa que eles."

 

Agora, amados irmãos, mais que nunca, convém não fazermos como o viandante de A Velhice do Padre Eterno – sentar à beira da estrada - mas prosseguir  no esforço em favor da educação de qualidade para todos. Pois na escassez da educação, não vem a Ordem, porém, como visto, mantém-se o Caos.

Ao meu correspondente do Distrito Federal, ofereço a resposta sacada dos ensinamentos do São Frei Caneca: “Quando periga a nau da pátria, todo cidadão é marinheiro.” Não só alguns, mas todos.

 

* Jornalista DRT/PE 5565

Nenhum comentário:

Postar um comentário