segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

INFORMABIM 355 (A e B)


A ABIM: VANGUARDA NA PAZ DE CONVIVÊNCIA

Ir.: Antônio do Carmo Ferreira (*)
 


As Sagradas Escrituras con-templam a PAZ, reservando-lhe  diversos e amplos espaços, todos eles com  destacados relevos. Comparam com outros grandes valores. Dizem a quem não é possível a sua prática. Mostram resultados alvissareiros a que chegaram os que a ela dedicaram a sua vida. E revelam a dimensão do prêmio com que se galardoam seus construtores.

David conversa com Deus, em cantigas de agradecimentos, confiante em que a PAZ,   amálgama da união, é que é o bom e agradável do existir, que eleva o espírito, que fertiliza os corações, que fecunda o sáfaro da natureza, e acende os sinais do progresso na humana condição. (Salmo 133)

O profeta Isaías fizera antes a mesma apologia, ao alertar o seu mundo e as gerações que haveriam de vir, para o fato de que só aos ímpios era impossível a PAZ. (Isaías 48, 22). Não era uma ameaça aos desavindos, mas um chamamento à PAZ DE CONVIVÊNCIA, dos irmãos, das nações.

A guerra, a violência, a discórdia entre as pessoas tudo isto foi rechaçado por nosso bom Deus e Criador. Estes fatos estão elencados, em Provérbios, entre as sete coisas que aborrecem o Senhor e Ele as abomina. São coisas adversas da Paz. (Provérbios 6, 16-19).

Cristo Jesus cumprimentava a sua geração e as pessoas de seu tempo, com a senha – a paz seja contigo ou eu vos dou a minha paz. (João 20, 21). E mais: falando para uma multidão, aglomerada no topo de um monte, e sedenta de seus ensinamentos, garantiu que recebem e ganham o título de “filho de Deus” os que são “pacíficos”, os que convivem em paz. (Mateus 5, 9).

Deve se sentir gratificado, em sua vida, aquele que  batalha pela paz da convivência entre as pessoas e instituições. E se esta dedicação é no âmbito da maçonaria, melhor ainda.  O maçom não é um ser ímpio. Ele adquire o beneplácito de seu ingresso na Ordem, porque ama a Deus, porque ama o próximo. Porque elege a  PAZ  como  elo  de  ligação  sua  com  os  seus contempo-
râneos. Gestos, portanto, dos que se reúnem para o estímulo recíproco na prática da virtude. (Ritual do 1º Gr REAA)

A  PAZ é tão importante que chega a ser comparada com a GLÓRIA. A glória de Deus em todo o universo e a paz dos homens de boa vontade aqui na terra. (Lucas 2,14). São bem-aventurados, pois,  os que fazem da paz o mote de seu viver.

Os maçons dão fé a estes ensinamentos das sagradas escrituras. Não se reúnem antes que peçam a proteção do Grande Arquiteto do Universo, abrindo a sua prece, afirmando que são “obreiros da PAZ”. (Rito Adonhiramita)

E as bênçãos de Deus, decerto, não lhes hão de  faltar. Se elas tardam, eles não desesperam, as bênçãos “já estão a caminho” como ensina o conselho popular. Nada mais significativo que o título que se lhes dá  – Construtores Sociais. Um construtor de sociedades mais humanas entranhadas de amor ao próximo,  pois que o principal ingrediente de seu fazimento é a paz, enquanto seja esta sinônimo de fraternidade, cenário e base para a inclusão social e para o respeito à dignidade das pessoas.

O Papa Paulo VI fez grande reflexão sobre este tema, cerne da dissertação em sua carta encíclica Populorum Progressio, onde alerta que o desenvolvimento é econômico e social, sendo a paz o seu  novo nome. E que os frutos advindos do progresso sejam repartidos com todos. Entendimento este que recheia os misteres da maçonaria em todos os tempos, sendo penhor  dos maçons  o de “tornar feliz a humanidade”, como conseqüência de seu trabalho. Portanto e com justiça, abençoados, por isto mesmo, como obreiros da paz.

O comprometimento com uma maçonaria unida, em todos os Estados e no Brasil inteiro, é um gesto abençoado pelo qual todos deveremos ter a felicidade de nos empenhar.  Vejamos, por exemplo, a ABIM: Associação Brasileira da Im-prensa Maçônica. Nela, não há muros; só existem pontes, pois jornais, boletins  e revistas de todas as Potências Maçônicas são seus associados.

(*) Jornalista DRT 5565/PE

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário