sábado, 6 de fevereiro de 2016

INFORMABIM 395 (A e B)


MÉRITO MAÇÔNICO “JOSÉ CASTELLANI”:

Outorga de Comenda

Irm Antônio do Carmo Ferreira

 

 

Reporto-me ao VIII Ano de Fundação da augusta e respeitável Loja Simbólica “José Castellani,  comemorado em Sessão Magna Pública, durante a qual várias autoridades e personagens da maçonaria de nosso País foram distinguidas, em lhes sendo outorgada a Comenda do Mérito Maçônico “José Castellani”. Dada a importância do evento, as notícias a seu respeito têm preenchido os melhores espaços da mídia maçônica brasileira.

 Os novos Comendadores são valorosos  irmãos que se têm destacado, cada um a seu modo, seja na dedicação à Ordem, seja na difusão e prática de seus princípios. Entre eles se encontra o Ir Francisco de Assis Carvalho – Xico Trolha –,  um dos homenageados (in memoriam). Maçom que fez de sua vida um instrumento de bem servir à Arte Real, na tribuna, na imprensa, na cátedra, nas Lojas, nos Congressos, no exemplo, conhecido em todo o Brasil e reconhecido por todos com a gratidão dos muitos que muito com ele aprenderam. Sua biografia foi enriquecida com a leitura feita pelo mui ilustre irmão Lucas Francisco Galdeano, Grão-Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal

 A Srta Evelise Bianco de Carvalho, filha de Xico Trolha, esteve presente à Cerimônia e, ao se referir  ao momento em que seu Pai fora homenageado, revelou  toda a suaEmoção à flor da pele”, narrando-a com o seguinte texto:

“Francisco de Assis Carvalho, o popular Xico Trolha, recebeu a comenda José Castellani uma semana antes de completar 14 anos de sua partida para o Oriente Eterno. Pai, marido, amigo, Irmão, revolucionário, estudioso, declamador, incitador, provocador de risos, muitas facetas teve Xico Trolha, mas para mim a melhor e mais importante delas foi ser meu pai. O homem que me apresentou pensamentos e pensadores, permitindo-me ousar pensar, ensinando-me que toda opinião deve ser bem embasada, e que a partir do momento que for proferida naturalmente virão posicionamentos contrários, alguns naturais, outros viscerais ! Pensar livremente e aceitar as opiniões contrárias, isso é Maçonaria. Exercício excelente tanto para aquele que opina como para o que pensa o contrário e rebate. Mas quem o conheceu pessoalmente sabe que ele lutava bravamente pelas suas opiniões, mas nem por isso ele perdia amigos, o humor e a verve de poeta.

Me encantou o nome da Comenda, “José Castellani”. Grande amigo de Xico, e meu, também. O Castello, o “blue eyes” do meu coração, e eu a “Maçaneta”.

E para rematar as emoções reencontrei amigos e Irmãos, pelos quais ele tinha o maior apreço e admiração. Relembramos histórias e demos boas risadas, um encontro inesquecível para mim. E agradeço a: Mário, Gustavo, Edla, Lucas e todos os que me receberam de maneira tão fraterna e que me fizeram rememorar momentos muito bons.

O GODF é um Templo lindamente ornado, cercado de Acácias em flor. Quem visitar Brasília deve ir conhecê-lo.”

           Parabéns ao Eminente Grão-Mestre Lucas Francisco Galdeano e a quantos com ele deram curso à iniciativa. Sem dúvida, o evento com que se comemorou o VIII Ano de Fundação da Loja maçônica “José Castellani”, por seu brilhantismo, tornou o dia 26 de outubro de 2015 uma data inesquecível.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário