sábado, 9 de fevereiro de 2019

INFORMABIM 458 (A e B)


Escrevo sobre educação. E, desta feita, como está sendo minis-trada em Pernambuco, conforme têm-se expressado as autoridades estaduais através dos veículos de comunicação.
Recentemente, e em virtude de minhas atividades profissionais, pu-de estar presente em algumas opor-tunidades, em que integrantes do governo de nosso estado apresen-tavam informações à imprensa sobre os bons resultados alcançados pela educação neste último ano.
Essa melhora nos índices edu-cacionais é creditada, sobretudo, ao ensino em tempo integral, louvando-se o acerto do governo em investir nesse sentido e reafirmando o seu desejo de continuidade do projeto.
O Plano Nacional de Edu-cação também labora da mesma forma, estabelecendo que até 2024 pelo menos 50% das escolas públi-cas do país funcionem em regime de tempo integral. Pernambuco já ultra-passa essa meta com 52% das escolas do governo nesse regime.
Aliás é voz corrente que foi esse esforço que teria levado Per-nambuco a alcançar a posição de melhor ensino médio do Brasil, em 2017, sendo  4,5 a média Ideb pernambucana, enquanto a média nacional foi de 3,5.
Outro dia, ouvindo o Vice-Governador Raul Henry, pude per-ceber que seu entendimento a respei-to desse resultado é que os caminhos conducentes ao mesmo tiveram muito de sua pavimentação a dever às escolas de tempo integral.
A palavra de nosso Irmão é da maior credibilidade, pois se trata de uma pessoa de grande convivência com a educação, não só pela prática de sua gestão, dirigindo a Secretária específica no Estado, mas também por ser um estudioso da área, em que tem Mestrado, cuja dissertação veio a ser o livro “Os desafios para transformar um projeto piloto de sucesso em política educacional”, tendo o seu campo de pesquisa o Ginásio Pernambucano.
Claro que outros ingredientes, como nos faz entender o nossoNova postagem jovem Vice-Governador, são indispensáveis no fomento a uma melhor qualidade da educação, como, por exemplos, o papel da família; a relevância do profissional do ensino, seja remunerando-o condignamente, seja assistindo-lhe e investindo em sua formação e no seu aperfeiçoamento; e a vigência da Lei de Responsabilidade Educacional, com destaque para  punição de autoridades que, em sua administração, permitam o retrocesso do Ideb, impedindo-as  de direito à reeleição .
Na “terra dos altos coqueiros” e “de belezas soberbo estendal”,nada obstante todos os desafios,  a pedida é insistir  sem temor, para que nosso ensino médio e o percentual de nossas escolas em regime de tempo integral permaneçam no ápice da educação brasileira. *) Hino de Pernambuc

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