sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

INFORMABIM 455 (A e B)

Ir.·. Theobaldo Varoli Filho *

Em princípios de 1717, Anderson¹ e Desaguliers², principalmente,  teriam cuidado da convocação, para que se reunissem quatro lojas maçônicas existentes em Londres, a saber: a do “Ganso e da Grelha” (Goose and Gridiron, futura Antiquity Lodge); a da Coroa (que posteriormente abateu colunas); a da “Taberna da Macieira”, depois Fortitude Lodge a qual, por sua vez, se uniria à Loja Old Chamberland; e a da Taberna do Copázio e do Bago da Uva (futura Royal Somerset House e Loja Inverness). As duas primeiras se reuniam em cervejarias. Parece, porém, que as reuniões privadas dessas lojas se realizavam em recantos da catedral de São Pedro, em Londres.

Aos trabalhos de convocação teriam comparecido os Irmãos George Payne, King. Calvert, Lumden, Madden Elliot e muitos outros³.

A memorável reunião, convocada para a data tradicional de S. João Batista, realizou-se aos 24 de junho de 1717, na Pousada e Taberna de Pommiers, situada na Charles Street, perto de Convent Garden, em Londres. Fundou-se, então, a Grande Loja. As lojas escocesas, que também tinham suas reuniões gerais em “Grande Loja”, não compareceram à reunião (ou nem foram convidadas). Preferiram continuar trabalhando de acordo com as antigas tradições.

Boas referências afirmam que, primeiramente, os maçons rosicrucianos de Londres desejavam conseguir a fusão da “Fraternidade dos Maçons Livres e Aceitos” com a Sociedade dos Alquimistas Rosicrucianos. Os maçons já estariam empobrecidos e em decadência, desde que eram menos procurados para as construções. Por outro lado, não poderiam instruir-se com os rosicrucianos nem com os mestres que ensinavam as descobertas  e as doutrinas do sábio Isaac Newton (1642-1727), o qual chegou a ser denominado “o pai da maçonaria” e havido como mestre e amigo de Desaguliers.

Observações:
1)      JAMES ANDERSON, ministro protestante da Congregação Escocesa de Londres, profundo conhecedor da Bíblia, era também maçom e entusiasta da Alquimia.
2)      JOÃO TEÓFILO DESAGULIERS, francês de nascimento, rosacruciano e maçom iniciado em Londres, foi, ao lado de Anderson, outras duas figuras mais importantes na formação da Maçonaria Especulativa atual.. Ambos foram os principais fundadores da primeira Grande Loja especulativa do mundo, nascida em 1717, na data dedicada a S. João Batista, em Londres. Mais tarde essa Grande Loja se reunião à outra e formou a Grande Loja Unida da Inglaterra, potência-mãe da Maçonaria Universal.
3)      Entre eles Anthony Sayer, escolhido o primeiro Grão-Mestre.

Nota do Editor:
O texto acima é um excerto (páginas 189 e 190, I Tomo) do Curso de Maçonaria Simbólica de autoria do Ir Theobaldo Varoli Filho, publicado em 3 volumes pela editora A Gazeta Maçônica, São Paulo/SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário