sábado, 30 de janeiro de 2016

INFORMABIM 331 (A e B)


COM PUXADINHOS, SEM ESPERANÇA
Irm Antônio do Carmo Ferreira
 
 
Em 1888, houve um esforço muito grande, para se extinguir a escravidão no Brasil. Até que chegou a ser sancionada, em 13 de maio daquele ano, uma lei, a de nº 3.353, após acirradas discussões na Câmara Nacional, a partir da Sessão de 8 de maio, quando o projeto foi apresentado, até a sua votação final, em que obteve a aprovação de 85 votos favoráveis e nove contrários, tendo sido a votação encaminhada por Joaquim Nabuco com as seguintes palavras:
“Eu desejava que no peito de cada Deputado brasileiro batesse o coração, como neste momento pulsa o meu, para que a Câmara se elevasse à altura do governo libertador”.
Havia naquela oportunidade um pouquinho mais de 600 mil escravos. Eles tinham onde morar e a comida (releia-se Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre); tinham um nome (quando fugiam, eram identificados pelo Exército Nacional e recambiados à senzala e açoitados); tinham uma família (veja-se o drama da separação em A Cabana do Pai Tomás, também vivenciado no Brasil). E havia sobretudo uma vontade política de libertação, externada na ação de muitos vultos, dentre eles “o grande Joaquim Nabuco, a voz vibrante do abolicionismo no Congresso”.

Quero ressaltar que Nabuco não desejava apenas livrar o homem dos grilhões da escravidão. Seu projeto era mais significativo, de uma dimensão muito maior e mais abrangente. Era preciso dar ocupação digna àqueles tantos que alcançavam a liberdade. Um pedaço de terra, por exemplo, mas ao mesmo tempo o amparo com o qual se tornasse possível a sua exploração produtiva. A existência dos ingredientes com que se tornasse definitiva a liberdade.

Isto era como uma vontade coletiva. Projeto do Senador Dantas revela tal assertiva, basta ver a seguinte passagem:

“Art 1º ...

             § 3º - O governo fundará colônias agrícolas para a educação de   ingênuos   (crianças   negras

libertadas pela Lei de 28.09.1871), trabalho de libertos, à margem de rios navegáveis, das estradas e do litoral”.

E exatamente porque a vontade política foi inibida,  a ação libertadora ficou inconclusa, gerando uma dívida bicentenária que se quer pagar com a invenção de cotas e outros puxadinhos ...

Dívida que continuará inconclusa,  muito agravada, com sinais evidentes de que tende a crescer. Porque, hoje, a fonte migrou para um mal chamado analfabetismo, filho dileto da ignorância – a mãe de todos os vícios. O analfabetismo se alia à baixa qualidade do ensino público, fomentando uma escravidão mais perversa que a de 1888, quando eram 600 mil os escravos. Em nossos dias, são mais de 30 milhões sem nome (milhões e milhões não têm o registro de nascimento); sem família; doentes; roubando para comer ou até matando na disputa por restos de comida das lixeiras; sem ter sequer uma senzala, dormindo sob marquises ou abrigando-se debaixo dos viadutos.

Tudo isto por falta de vontade política. Reporto-me ao Plano Nacional de Educação II que contém metas e oferece meios para combater esse estado de coisas, e que se encontra encalhado no Senado, aonde chegou desde a primavera de 2012, tendo sido recebido na Câmara Federal em novembro de 2010, com vigência prevista para ter início em janeiro de 2011, dado que o PNE 1 se exauriu no fim do ano anterior.

Por que tanta má vontade com a educação dos brasileiros e tanto desrespeito para com a nossa Constituição Federal que estabelece, em seu Art.205 ser a educação  um direito de todos ? Sabido que a educação é a força sem a qual não se constrói o progresso de um povo, nem o seu bem estar, sem ela chegamos hoje a um estado de escravidão  pior que em 1888. Muito pior, porque com um contingente quintuplicado, e sem Patrocínio, sem José Mariano, sem Rui, sem Castro Alves, sem João Alfredo, sem Nabuco, sem esperança

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário