sábado, 30 de janeiro de 2016

INFORMABIM 339 (A e B)


Então, qual é a nossa posição?
Irm Antônio do Carmo Ferreira
 


Nossa Constituição revela, no final da redação do Art 205, que a educação dos brasileiros deve preparar as pessoas para o exercício da cidadania e a prática do trabalho. Mas, infelizmente, tal não tem acontecido. Tem sido falha numa e lerda na outra, pois é  de má qualidade o ensino público e daí ser muito grande a quantidade de analfabetos (incluindo os funcionais) e de desempregados, embora haja postos de trabalho a preencher.

Enquanto não se respeita a Constituição, e há os que juraram defender e cumpri-la e até ganham altos salários para isto, vão para o exterior milhões e milhões de dólares referentes a pagamento salarial a mão de obra importada, exatamente porque a educação tem sido falha e omissa na formação de nossos jovens.

O prejuízo advindo dessa omissão educacional ninguém vai ser capaz de dimensionar, porque retardará de muito o advento do progresso em que já se encontra o mundo e desmoraliza a juventude frustrando-lhe a possibilidade de realização dos sonhos  de construção desse porvir.

Ano passado, o Senador Buarque, cônscio de sua responsabilidade de educador, foi claro num dos escritos de alerta contra essa miséria e esses crimes que a política está a cometer. Escreveu que a educação pública brasileira não é uma via asfaltada e pródiga em favor de nosso amanhã. Ela é, isto sim, ao contrário, uma pedra impediente nesse caminho: “é um crematório de cérebros”. (JC 27.04.2012)

Tem razão de sobra o mui ilustre Senador. Confirma-o a avaliação internacional. Uma humilhação para os nossos filhos e netos, para toda a juventude, para a geração que vai povoar o Brasil de amanhã. Uma vergonha pra gente que vai legar esse vil presente e pelo qual vamos ser julgados.

A mídia já está batendo forte, antecipando o julgamento.  Rotula-nos de negligentes ao noticiar que nosso desenvolvimento não vai acontecer, porque não temos mão de obra qualificada, porque não temos a escola  para torná-la assim.  A base dessa conclusão está em dados do IBGE que, aliás, apontam numa direção terrível: a violência.  Menos jovens trabalhando, milhares de mortes de jovens acontecendo! Atualmente , no Brasil, são 5,3 milhões de pessoas na faixa etária de 18 a 24 anos que nem estudam nem trabalham, contingente que representa 18%  das pessoas desempregadas!

E o Plano Nacional de Educação que estabelece metas e condiciona meios engavetado no Congresso Nacional há quase três anos! E nós coçando os queixos, parecendo que o bom mesmo é ver nossos irmãos, desempregados a serviço da marginalidade, ou sem vida a caminho do cemitério!

Recentemente,   Paulo Rubem Santiago, professor e deputado federal, não suportando tamanho descaso,  mandou  veemente recado, falando da motivação e dos interesses, como também, e com bastante clareza, apontando  solução, para a qual aliás ele tem contribuído em sua ação parlamentar. Sua mensagem circulou com o título  “O extermínio dos jovens”.

Aí ele registra que “entre 2001 e 2011, foram assassinados no Brasil 202.225 jovens” E indignado pergunta “por que tantos jovens são mortos em nosso País?”. Continua a análise: “muitas das crianças que escapam da mortalidade até 28 dias de nascidas, e que seguem vivas após os cinco anos de idade, estão sendo assassinadas na juventude”. Violência menor, prossegue, já seria  bastante para “colocar as autoridades do País no banco dos réus”.

Essa situação, conclui, “só será superada se o Brasil conseguir dobrar o investimento em educação, em dez anos (10% do PIB)”.Então, irmãos maçons, resulta claro porque o parlamento se omite em  aprovar o PNE2! Povo ignorante, sem emprego, é massa de manobra e alimento da corrupção, sabido que “a ignorância é mãe de todos os vícios”. Porém antes que o pior aconteça, pois a “nossa juventude está sendo exterminada”, convém um exame de consciência – qual é a nossa posição?

Nenhum comentário:

Postar um comentário