domingo, 31 de janeiro de 2016

INFORMABIM 351 (A e B)


MÃO DE OBRA PARA O PROGRESSO
E O CONCURSO DA EDUCAÇÃO
Irm Antônio do Carmo Ferreira
 


A história do desenvolvimento econômico registra que nenhuma nação chegou ao patamar do que  chamamos 1º mundo, senão com o arrimo da industrialização (o setor secundário da economia), cujo processo se inicia com a explicitação da vontade política, e se consolida com a adesão empresarial que encontra favoráveis os insumos, um mercado a satisfazer, e, sobretudo, mão de obra abundante e qualificada.

Há um desejo de o Brasil industrializar-se, porque esse é o caminho histórico do progresso, do desenvolvimento econômico e social, embora esse desejo não esteja explícito  num projeto nacional, como nos tempos JK, por exemplo. Contudo, em muitos dos Estados, isto é evidente,  como é o caso de Pernambuco que se esforça para implantar pólos de crescimento industrial em várias regiões de seu território, conforme se constata em Suape (indústria naval e de refino de petróleo), em Goiana (saúde e automotiva), no Araripe (gesso), no São Francisco (indústria vinícola), etc

Nesses projetos, cada fator de produção tem o seu peso, mas o fator mão de obra qualificada, tanto a de nível superior como a de nível técnico, é levado na mais alta conta. João Cabral de Melo Neto, poetando, resumia essa consideração, dizendo que “o homem é sempre a melhor medida”. Em menos palavras ainda: é o “sujeito”, enquanto que o robot nunca irá além de ser um “complemento”. Daí a importância da educação, na história da riqueza das nações. Foi pensando que o Brasil haveria de ser uma potência de 1º mundo, (quero crer) que o Constituinte de 88 concluiu a redação do artigo 205 relevando os objetivos da Educação – “preparar a pessoa para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho”.

A midia divulgou recentemente que em 2014 e 2015, nesses dois anos, a indústria vai precisar preencher UM MILHÃO de novos postos de trabalho. Mas, em vez de ser só alegria, a notícia vem com a preocupação de que “o gargalo da mão de obra de nível profissionalizante e técnico acende o sinal vermelho no chão da fábrica, pois a modernização dos parques indus-triais, com a aquisição de novas máquinas e tecnologia de ponta, esbarra na baixa capa-citação profissional. 80%  das indústrias re-clamam das deficiências da educação básica no País”, considerando que os que a possu-em e estão em seus quadros “têm difi-culdade de leitura e interpretação de texto”.  Em suma:: “o indivíduo mal formado tem baixa capacidade de interpretação, não tem raciocínio matemático, e dificuldade de operar o painel digital de uma máquina.”(RLucchesi, diretor da CNI).

O entendimento que segue e vem ao encontro do que estamos abordando, é do Dr Josias Silva Albuquerque,  Presidente do Sistema Fecomércio-PE,  “o crescimento industrial e dos serviços vem sendo obstruído pela carência de mão de obra especializada, levando inúmeras organi-zações a contratar profissionais de outros países. Não se pode ignorar quadro tão som-brio, quando entendemos que a verdadeira mola propulsora do desenvolvimento de uma nação é a educação de qualidade para todos”. (D.P. 03.09.2013)

Os jovens brasileiros que têm a felicidade de já estarem empregados e os que desejam empregar-se precisam aguçar a consciência de que a escola é a vertente aonde devem ir e retornar em busca da educação  garantidora  do seu futuro, adquirindo não somente o conhecimento, mas a especialização  que leva a melhorar a sua produtividade e evidenciar sua indis-pensabilidade ao emprego que ocupa. Registro com tristeza essa estatística: atualmente, são necessários 3 trabalhadores brasileiros para produzir o mesmo que um sul-coreano, no mesmo tempo; 4 brasileiros para um alemão; e cinco brasileiros para um norte-americano.(D.P. 20.10.2013) .

Entendo que a aprovação do Plano Nacional de Educação  2 daria uma boa ajuda para superar vexame como esse, pois que três das 20 metas do mesmo referem-se ao ensino médio profissionalizante em escolas técnicas e de tempo integral. E a mão de obra, uma vez especializada, não para o progresso. Ao contrário,dinamiza-o.

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