A EDUCAÇÃO
PARA TODOS: um presente inigualável
Irm Antônio
do Carmo Ferreira
Bruno Santana, nosso sobrinho segun-do os costumes maçônicos,
mandou-me uma lembrança das boas festas desse Natal. Um livro a cuja procura eu
andava fazia alguns anos: “Filosofia e História da Educação Brasileira”, do
renomado educador Paulo Ghiraldelli Jr. Presente,
para mim, da melhor valia.
Registra em seu oferecimento que vem acompanhando o
esforço da maçonaria em ver aprovado o PNE 2, mensageiro das possibilidades de
oferta aos brasileiros de uma educação pública de melhor qualidade que mais se
aproxime do alto nível a que hoje chegou
nos países desenvolvidos.
E me felicita pela insistência com que encaro o
assunto, em artigos divulgados quinzenalmente. Destaca uma citação que fiz do
Senador Marco Maciel, pinçada de livro da autoria do respeitável político
pernambucano, publicado em 1987. A citação encontra-se em meu artigo publicado
recentemente sob o título “O joio nos trigais da educação”, que servirá de base
ao texto de uma palestra que irei proferir ao oriente de Gravatá, a convite da
Loja Maçônica “Trabalho e Firmeza”, filiada ao GOIPE/COMAB.
Ora, no livro, como o título indica, está narrada a história da educação no
Brasil, desde os seus primeiros anos, até os nossos dias. O autor vai direto
aos assuntos. Sem rodeios, nem delongas. Conferindo os créditos a seus
merecedores. Doutor e Mestre em Filosofia e História da Educação pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E é de fontes assim de
tamanha credibilidade a que temos de recorrer, para a formação de nosso
conhecimento crítico sobre o tratamento que tem sido dado à educação
brasileira, em nossos dias tão
mesquinho, aviltante e de somenos importância.
O educador Paulo Ghiraldelli Jr, autor do livro a que
me refiro e que eu desejava ler pelas menções elogiosas com que foi informado,
chegando a ser consultado, em sua residência pelo Ministro Haddad (um ministro
da educação ir à residência de um professor, para consultá-lo !), segundo me
contaram, no período precedente à
elaboração do texto que viria ser o projeto do PNE 2.
E a leitura do livro me trouxe à lem-brança alguns fatos
agradáveis no campo da educação
brasileira, que eu tive a oportunidade de acompanhar, através da mídia, ao tempo da execução, mas em que outros
historiadores se omitiram. Quero me reportar à passagem do Senador Marco Maciel
como Ministro da Educação no Governo do Presidente José Sarney. O Ministério
teve a sua direção confiada ao Partido da Frente Liberal, tendo a Pasta,
naquele Governo, quatro Titulares: Marco Maciel (1985/86), Jorge Bornhausen
(1986/87), Hugo Napoleão (1987/89) e Carlos Sant’anna (1989).
O Ministro Marco Maciel, como os
outros Titulares da Pasta, demorou pouco tempo no cargo, mas tal brevidade não
o impediu de mostrar o seu empenho e sua dedicação em favor da educação pública
brasileira. O orçamento de seu Ministério passou a ser o 2º maior de todos os
Ministérios, resultante dos projetos
apresentados que demonstravam e convenciam o seu significado para o
desenvolvimento do País.
Era um plano que entre vários outros projetos
destacava a construção de muitas escolas técnicas, melhorava a merenda escolar
e aumentava a quantidade dos alunos beneficiados, como fazia da distribuição do
livro didático uma obrigação do governo. Criou o programa EDUCAÇÃO PARA TODOS,
que alcançou grande êxito.
Vejamos o que escreve o Professor Doutor Paulo
Ghiraldelli Jr, a respeito dessa memória que faço do Ministro Maciel, em sua
passagem como Titular do MEC (15.3.85 a 14.2.86): “Marco Maciel foi o ministro
de Sarney que fez o MEC não ficar de todo paralisado. [ ... ] a partir de 1986
o MEC passou a ter o segundo maior orçamento entre os ministérios. Maciel criou
o programa Educação para Todos, que visava inclusive ampliar o número de escolas técnicas. Além
disso, incentivou a distribuição do livro didático e da merenda escolar.
Todavia o seu período de gestão foi pequeno.” (Obra citada página 169, 2ª
edição, Editora Manoele Ltda, Barueri/SP, 2012).
Agradeço-lhe, sobrinho Bruno, tão valiosa lembrança.
Pois a “Educação para Todos” é presente
inigualável, como sonhou o Senador Marco Maciel, embora hoje (e é urgente
descobrir por quê) esteja havendo, no Congresso, resistência em torná-la
realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário