quinta-feira, 28 de março de 2013

INFORMABIM 328 (A e B)



CANECA: O JORNALISTA FEITO MÁRTIR
(I)
Irm Antônio do Carmo Ferreira

           O decreto de S.M.I, datado de 12 de novembro de 1823, determinando a dissolução da Assembleia Constituinte, desagradou a quase todos os brasileiros, acentuando-se essa tristeza não somente e por razões óbvias nos Deputados que haviam assumido o texto  da  I Carta Magna e apresentado à discussão, mas também e sobretudo naqueles que esperavam ter um Imperador exercitante do Poder nos moldes que o povo desejava, e que seus representantes já haviam começado a discussão. Sua Majestade Imperial , por aquele decreto, frustrava as expectativas, e se afastava do ser liberal que antes inspirava, revelando-se um mandante absolutista.
Frei Caneca que havia padecido nos calabouços da Bahia, durante três anos, por decisão dos representantes de D. João, pai de Pedro I, ainda acreditava que o decreto teria sido uma enganação dos assessores de S.M.I., pois neste sentido suas são estas palavras: “Para desgraça deste Império, realizaram-se os temores dos que sabiam pesar o perigo da força armada nas mãos de um príncipe jovem, rodeado de lisonjeiros sem caráter, inimigos encarniçados do Brasil”(I TP).
Essa crença de  Frei Caneca em S.M.I. era tamanha que, mesmo estando o Decreto em vigência, ele ainda atribuía o documento a uma cilada em que teria caído o Imperador, mas que logo haveria de corrigir a decisão. E esse pensamento alcançou foro de realidade, ao ver de Caneca, diante da  seguinte conclamação: “Rompamos por entre os maiores perigos, demandemos o norte da Independência ou Morte, temos um seguro santelmo no imortal Pedro I. Com os olhos fitos nele, sustentemo-nos na borrasca, que nos luzirá a bonança risonha; trabalhemos com sofrimento e coragem.”(I TP)
Contudo, o tempo – crítico dos críticos, no dizer de Guerra Junqueiro – em seu decorrer, não tardou na derrubada da crença de Caneca, revelando-se a verdadeira intenção política de SMI. Então o Frei (maçom e eclesiástico) teve a percepção dessa reengenharia política imperial, enquanto o jornalista, a necessidade de externá-la. Da junção dos dois sentimentos  nasce o Typhis Pernambucano, periódico das notícias daquele novo tempo que Pernambuco e vizinhos iriam vivenciar.
Disse assim o jornalista  Caneca, o frade maçom, quanto à criação do noticioso: “Acorda, pois, ó Pernambuco, do letargo em que jazes! ... O teu Typhis te apontará as cicladas, os bósforos, as sirtes; te  notará os perigos ate onde se estender o horizonte da sua vista; ele subirá o mais elevado tope da tua gávea, sem mudar a cor do rosto” (I TP)
E justificava as razões por que se tornava necessária a existência e circulação do Typhis, pois “Quando a nau da Pátria se acha combatida por ventos embravecidos; quando pelo furor das ondas ela ora se sobe às nuvens, ora se submerge nos abismos; quando, levada do furor dos euripos, feita o ludibrio dos mares, ela ameaça naufrágio e morte, todo cidadão é marinheiro; um deve sustentar o timão, outro por a cara ao astrolábio, ferrar o pano, outro alijar ao mar os fardos, que a sobrecarregam e afundam, cada um prestar a diligência ao seu alcance e sacrificar-se pelos seus cidadãos em perigo”.(I TP)
E o frade maçom e jornalista, ele mesmo, colocava-se à disposição de Pernambuco, com cujo irredentismo se identificava, sem temor de alardear, disposição que mais tarde lhe valeu a vida. “Firme neste princípio, eu levanto a voz do fundo da minha pequenez e te falo ó Pernambuco, pátria da liberdade, asilo da honra e alcaçar da virtude! Em ti florescem os Vieiras, os Negreiros, os Camarões e os Dias, que fizeram tremer a Holanda, e deram espanto ao mundo universo; tu me deste o berço, tu ateaste, no meu coração, a chama celeste da liberdade, contigo ou descerei aos abismos da perdição e desonra, ou a par da tua glória voarei à eternidade. (I TP). (Informabim 328 B)
(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário