terça-feira, 26 de março de 2013

INFORMABIM 319 (A e B)



GOEMT 40 anos
Irm Antônio do Carmo Ferreira

             Tenho contado com a amizade e a consideração de muitos dos irmãos inte-grantes do Grande Oriente do Estado de Ma-to Grosso e agradeço ao Grande Arquiteto do Universo por ter me permitido ser possuidor de tamanha deferência.
Amizade de irmãos que ocuparam a mais alta liderança desse povo maçônico, como Nilson Constantino, Anselmo Falcão de Arruda, Amaziles de Lana Primo, José do Carmo Ferraz, Manoel Granja  e de outros que ainda se encontram na luta como Ananias, Ferreira Leite, Evandro Xavier, Ivo Cuiabano, José Simioni, Medson Janer, Antônio Horácio. Nomes dos quais ora me lembro, mas que são pouquíssimos diante dos muitos que tanto me consideram e me distinguem com a alegria de nossos encontros e reencontros.
Estive em Cáceres, num momento de muitas comemorações da Loja Maçônica daquele oriente, sendo o orador da solenidade (100 anos). Meu Deus! Que recepção e que festa! Estive em Rondonópolis, também como orador de uma das solenidades de sua Loja. Como estive na Acácia Cuiabana, máter do GOEMT, como orador em um dos seus inesquecíveis  aniversários (o centésimo), sendo Venerável Mestre o ilustre irmão Ivo Cuiabano.
Não posso deixar de fazer recordação de minha presença nas Assembléias de Posse dos IIr.’. Anselmo Falcão de Arruda e José Simioni, na Presidência da COMAB, e no Encontro Nacional da Cultura Maçônica, durante o qual tive a honra de conceder o prêmio Troféu Imprensa Maçônica ao jornal ALAVANCA, editado sob a responsabilidade do GOEMT, do qual então era Grão-Mestre o  Irmão Ferreira Leite. São tatuagens marcadas em minhas lembranças que mais tintas ficam com o passar do tempo.
Agora, o Grão-Mestre José Simioni  fala, aqui no Recife, em reunião dos Grão-Mestres do Nordeste, a respeito dos quarenta anos de fundação do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso e me revela, depois, que a Potência Maçônica que preside, editará livro com alguns trabalhos da lavra de seus Obreiros, peças de arquitetura que simbolizem os sonhos da Instituição e  propostas de seus autores, que uma vez efetivadas, contribuirão decerto para a colimação dos mesmos. Depois o Professor Medson, com a sua capacidade de síntese e o manejo da excelência didática de que Deus o privilegiou, colocou-me a par do conteúdo dos trabalhos. Fiquei maravilhado com aqueles ANAIS, e até os chamaria de ANTOLOGIA pela beleza do traçado e da profundidade das mensagens que encerram.
A COMAB assume um projeto e monta uma Escola para a Formação de Lideres Maçônicos. São o exemplo  e a con-tribuição que, a um só tempo, ilustram os seus quadros e chamam a atenção do povo brasileiro para a urgente necessidade da melhoria da qualidade da educação, segundo as exigências do progresso agora e em cada tempo. O GOEMT faz a sua convenção neste sentido, com sucesso pleno e absoluto, anunciando seus educadores e respectivos sonhos.
Os ANAIS: importa  que eles sejam publicados. E vão ser publicados. O Grão-Mestre José Simioni, ao assim decidir, lembra-me de ensinamentos dos evangelistas Mateus (5, 15), Marcos (4, 21) e Lucas (8, 16). Eles pregam a respeito do saber e comparam-no com a “candeia acesa”. É o saber  um bem que deve ser proporcionado a todos. O contrário do saber é a  ignorância – “mãe de todos os vícios”.  E por isto deve ser combatida, sendo seu viés – o analfa-betismo -  erradicado sem trégua nem con-cessão. A maçonaria, fiel a seus princípios, faz isto a todo instante.
Os ANAIS que o Grão-Mestre José Simioni tem a santa iniciativa de mandar publicar, são lampiões que clarearão os caminhos indicadores da construção de melhores e felizes tempos para a huma-nidade e simbolizam o trabalho fecundo a que se propôs e empreendeu o GOEMT ao longo dos 40 anos de existência.
Rogo a Deus, para o GOEMT, seu Grão-Mestre e seus Obreiros, a bem-aventurança destinada aos que “tendo a candeia acesa, não a puseram sob a cama, mas ao contrário colocaram-na no centro da sala”, de modo que o clarão aos muitos beneficiasse. A festa é do GOEMT, mas o presente será da Maçonaria brasileira. (Informabim 319 B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário