domingo, 7 de fevereiro de 2010

NASCIMENTO DA ABIM

Dia da imprensa maçônica no Brasil.

Irm Antônio do Carmo Ferreira (*)

Corria o ano de 1991. Xico Trolha estava no Recife desde o dia 10 de novembro. Viera de Londrina na expectativa de ver as ruínas do Senado da Câmara, o Mercado da Ribeira e as ladeiras de Olinda.

Em 1710, no dia 10 de novembro, no Senado da Câmara, falou-se de independência na Colônia. Sonhos! Bernardo Vieira de Melo que havia governado o Rio Grande do Norte, teatralizou aqueles sonhos. Deu o primeiro grito de República nas Américas. Seu gesto valeu-lhe a vida. Morreu nos calabouços do Limoeiro, nas cercanias da Corte. Porém não foi em vão. “A República é filha de Olinda”, lembra o hino de Pernambuco. Xico queria ser fotografado ali, frente às ruínas. E foi.

Queria mais: sentir o aroma que vinha das flores regionais, trazido pelos ventos soprados dos bosques, onde eram escondidos os escravos, para, em algum momento, serem expostos e negociados no Mercado da Ribeira. Xico, como todos os maçons, sentia náusea, bastava lembrar da escravidão ...

Certa feita, um poeta local falara para o Xico que as ladeiras de Olinda, de tão íngremes, pareciam, no topo, furar as nuvens, e, vistas do pé, mais se assemelhavam a escadas do céu. E ele, ao constatar isto, dizia-me: “Quando me indagarem sobre a Escada de Jacó, vou responder que lembra as ladeiras de Olinda que esbarram na porta do céu”.

Dia 11 de novembro, já estávamos reunidos no Recife: Xico Trolha, Carlos Pacheco e Castellani. Eles eram meus convidados. Eu, proustianamente inspirado, estava “à procura do tempo perdido” com referência à aprendizagem maçônica. E aqueles irmãos e amigos sabiam muito e sempre se prontificaram a me indicar os caminhos, não “os de Suwam”, mas os da arte real.

Tínhamos um projeto comum. Insistir na união dos irmãos, pois é nesse estado, que “acontecem o bom e o suave”. Para a consecução desse objetivo, sabíamos da espessura dos muros que haveriam de ser demolidos. Mas não importava o esforço, por maior que fosse. Importante mesmo e gratificante era antever a cadeia de união resultante e proporcionada pelas pontes construídas.

Veio então a ideia de se iniciar esse trabalho, gerando-se uma associação dos produtores de notícias dos feitos da Ordem. Unanimidade! Não só produzir, mas divulgar e, nessa atividade, estimular o acompanhamento do progresso na arte da comunicação. Eram 12 de novembro, data que não nos pareceu propícia ao evento de anunciação do nascimento de uma associação do porte daquela que vinha de ser fundada. Pois em 12 de novembro de 1823, militares armados cercaram o prédio, onde estavam reunidos os Deputados que elaboravam, no Rio de Janeiro, a 1º carta magna de nossa Nação, e por decisão de S.M.I. ficava dissolvida a Constituinte. Data de tristes lembranças ...!

Dia 13 de novembro de 1991, no Templo da Loja Maçônica “10 de Novembro de 1710”, a 33 metros das ruínas do Senado da Câmara, em Olinda, pelas 20 horas, com o ocidente e o oriente completamente preenchidos por irmãos maçons, foi anunciada a fundação e instalação da Associação Brasileira da Imprensa Maçônica – ABIM.

São decorridos 18 anos, tendo a ABIM cumprido seus objetivos. Associados em todos os recantos do Brasil e de todas as Potências Maçônicas. Revistas modernas, editoradas nos padrões tecnológicos mais avançados. Boletins e jornais produzidos em grau de excelência. Encontro nacional de seus dirigentes, todo ano, renovando os ideais na exaltação à cultura maçônica. Em 2010, quando se forem “as águas de março”, estaremos em Brasília, comemorando os 50 anos da Capital Federal e realizando o XV Encontro Nacional.

Cumprimentamos todos os associados da ABIM, com a mesma certeza com que James Anderson compilou as Constituições – “a Maçonaria é um centro de união”.

Xico Trolha e Castellani, rogai por nós!

Salve 13 de novembro, dia nacional da imprensa maçônica!



(*) Irm Antônio do Carmo Ferreira
Presidente da ABIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário