quarta-feira, 6 de março de 2019

O feriado de 6 de março em Pernambuco


" A Revolução de Pernambuco em 1817, bem que mui pouco durasse, fará sempre época nos anais do Brasil.
Tempo virá em que o dia seis de março, no qual ela foi efetuada, será para todos os brasileiros um dia de festa nacional.
Pernambuco já se tinha assaz ilustrado na sanguinolenta luta, que por longo decurso de anos, desprovido de meios, abandonado a si só, valorosamente sustentara contra uma das mais poderosas nações marítimas da Europa, defendendo a sua honra, o seu território, a despeito das reiteradas ordens do tímido Bragança.
Com a Revolução indicada, conquistou imprescritível direito à veneração dos amigos da liberdade. Estes não poderão esquecer jamais que foi essa província, quem primeiro deu o sinal ao Brasil de ter chegado o momento tão suspirado de entrar no gozo dos bens imensos, que a cobiça portuguesa, por espaço de três séculos, extorquia.
Foi ela quem lhe apresentou a grande Carta de emancipação civil e política, e mostrou com o exemplo a maneira de possuí-la.
Desgraçadamente não foi seguida, sucumbiu; mas não pereceu o germe plantado e regado com o sangue dos seus mártires que em tempo oportuno frutificou e não deixará de crescer com vigor".
(Muniz Tavares, em História da Revolução de Pernambuco de 1817, pág 28, edição do Governo do Estado de Pernambuco, 1969, com vasta anotação do historiador Oliveira Lima.) Foto: Pág. 35, obra citada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário