quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

INFORMABIM 275 A e B

DIA DA BANDEIRA DO BRASIL e suas comemorações em Pernambuco


Irm Antônio do Carmo Ferreira



O Estado de Pernambuco não havia feito antes, como fez este ano. Para as homenagens a Bandeira do Brasil, em seu DIA, 19 de novembro, convidou a Maçonaria que se representou por intermédio de um grupamento de 33 maçons, ostentando seus paramentos. Ao meio-dia, estávamos todos atendendo ao convite do Governo do Estado, frente ao Quartel do Derby, sede do Comando Geral da briosa Polícia Militar de Pernambuco: o Secretário titular da Secretaria de Defesa Social, o Cel Comandante Geral da PMPE, seu Estado-Maior, a banda da corporação, dois pelotões da PMPE com os seus integrantes garbosamente fardados, o Grupamento da Maçonaria, e o Povo. Foram hasteadas as Bandeira do Brasil e a do Estado de Pernambuco, após o que o Grão-Mestre Antônio do Carmo Ferreira, do Grande Oriente Independente de Pernambuco, especialmente convidado, proferiu a Saudação a Bandeira Nacional.

A maçonaria cultua a Bandeira Nacional, com um lindo cerimonial em todas as suas reuniões magnas, durante o qual lembra o seu significado e a obrigação cidadã de cada um de amar e dignifica-la, porque ela é a síntese de nossa história, do martírio que sofremos para construir a Pátria e da honra que possuímos em ser da Pátria seus filhos. A Maçonaria afirma e reafirma, ao difundir o civismo, que a Bandeira “é o emblema de nossa Nação, mas também maçônico poderia ser, pois tem a forma retangular do Avental que os maçons usam como símbolo do trabalho ...”

O significado de pátria deve ser retomado por todos e difundido no seio da comunidade. Reporto-me à ação de retomar, de recomeçar a implantação, porque o amor que lhe é devido, ao que se percebe, está esgarçado e diminuto em nossos dias, como se fosse uma coisa distante e optativa, quando na realidade deverá ser compulsório, sem limite e intenso, com lugar privilegiado no coração de todos, especialmente nos corações dos jovens que povoarão o amanhã, na condição de chefes de família, líderes ou apenas de cidadãos. O ensino do amor à Pátria deverá ser cadeira obrigatória no processo de nossa educação em todas as escolas e em todos os níveis. E pela simbologia da Bandeira, pelo que ela sintetiza, o seu culto avulta-se e se inclui com precedência a todos os itens. A Maçonaria pensa desta maneira.

As homenagens prestadas à Bandeira Nacional pelo Governo de Pernambuco, com a participação da Maçonaria, foi uma aula inesquecível de amor à Pátria e da difusão do civismo em nosso Estado, como se ecoássemos os versos de Olavo Bilac:

“Salve, lindo pendão da esperança!
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário