terça-feira, 9 de janeiro de 2018



INFORMABIM 416 (A e B)


ARLS TRADIÇÃO ESCOCESA em seu JUBILEU DE PRATA
Irm Antônio do Carmo Ferreira
Conclusão (3/3)

(*) Era, então, Venerável Mestre da Loja Maçônica “10 de Novembro de 1710”, o Ir Carlos Frederico Lopes de Barros.

(**) Hercule Spoladore, excerto de trabalho publicado em 29 de maio de 2016, através da internet, sob o título A COR DO REAA:
 “Mas, nesta confusão toda, verdadeira dança das cores azul e vermelha um grupo de maçons estudiosos há vinte e cinco anos capitaneados pelo Irmão José Castellani, Xico Trolha (Francisco de Assis Carvalho), Pedro Juk, Antônio do Carmo Ferreira, Guilherme de Queiroz Ribeiro, e também por este articulista, e mais um grupo de Irmãos pesquisadores sérios após estudarem rituais antigos chegaram à conclusão que o REAA veio sendo azulado no Brasil desde há muito tempo.
Tentou este grupo citado em vão deixar esta mensagem aos maçons brasileiros. Foram feitas palestras em todo o Brasil.Não adiantou argumentos, não adiantou expor a verdade histórica. O tempo havia tornado um erro como verdade. Ninguém mais queria saber do vermelho. Prevalece que já se disse anteriormente. “Uma mentira repetida mil vezes torna-se uma verdade”
 O sofisma aparentemente venceu, mas venceu só na cabeça destes maçons que mudaram a cor do Rito e influenciaram negativamente muitas gerações de Maçons fato que até hoje perdura. Mas o sofisma continua sendo um sofisma. Porque a cor vermelha do REAA é a principal, portanto um axioma, ou seja, uma verdade indemonstrável e o sofisma é uma mentira a partir de uma premissa falsa, tentando se concluir com argumentos falsos e até aparentemente verdadeiros para se passar por ser uma verdade. Mas não é. Tudo apenas jogos de interesses manipulados por argumentos não verdadeiros.
Mas o movimento destes pesquisadores não foi de todo em vão.
Um dos apologistas da cor correta do Rito, o Irmão Antônio do Carmo Ferreira, então Grão-Mestre do Grande Oriente Independente de Pernambuco, autorizou o Irmão Guilherme de Queiroz Ribeiro em Olinda a fundar uma loja da qual ele foi o seu primeiro Venerável onde a cor vermelha, a original, fosse restabelecida e assim a Loja foi fundada em 07/09/1991 dentro destes parâmetros.
Nasceu, portanto, a Loja "Tradição Escocesa" nº 32, a primeira Loja com a cor correta do REAA em tempos modernos pertencente ao GOIPE.
Coragem não faltou a estes nobres Irmãos. Inicialmente não foi fácil para a própria COMAB implantar em suas lojas as modificações [...], corrigindo um erro centenário. Mas aos poucos os argumentos históricos prevaleceram. Muitos Templos tiveram suas paredes repintadas de vermelho. A COMAB vem usando nos seus Aventais do 3° grau e na decoração e ornamentação dos seus Templos dos primeiros e segundos graus desde então a cor original do rito, ou seja, a vermelha”.

(***) Foram seus Fundadores, os irmãos:
Antônio Azevedo dos Santos, 
Antônio do Carmo Ferreira,
Artur Loureiro Neto,                             
Carlos Frederico Lopes de Barros,
David José de Melo,
Djalma Marques de Melo,
Francisco de Assis Carvalho,
Francisco Ferreira de Lima,
Guilherme de Queiroz Ribeiro,            
Heli Correia de Almeida,
Hermínio Silva Neto,
José Antonio da Silva,
José Castellani,                                   
José Gerson Fialho,
José Luiz Vilarins,
José Mário da Silva,
Joselito Norberto Lucena,                   
Marcos Antonio Barros Pedrosa,
Sérgio Fonseca Sant’Anna,
Ylvio Davi Abreu Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário