terça-feira, 9 de janeiro de 2018

INFORMABIM 404 (A e B)



ORIGENS DO PENSAMENTO OCIDENTAL
Irm Luiz Carlos Bedran (*)


O pensamento ocidental, este ao qual nos sujeitamos, ao qual ainda estamos subordinados e somos influenciados até hoje, desde que os romanos assimilaram dos gregos a sua filosofia e a sua cultura e as expandiram através de guerras de conquistas, originou-se da Grécia e atingiu seu ponto culminante há 2500 anos na Atenas de Péricles.
Entretanto, é de se perguntar se a Grécia é considerada o berço do pensamento ocidental ou então como os gregos chegaram a desenvolvê-lo. Quais suas origens?
Duas correntes tentam responder a essa questão. A primeira, a dos orientalistas, imagina que os gregos adquiriram das antigas civilizações orientais o conhecimento para desenvolver sua filosofia; a segunda, a dos ocidentalistas, diz que ela teve vida própria e sua origem deu-se na própria Grécia.
Entretanto, já não dúvidas de que os gregos assimilaram dos orientais, dos hebreus, egípcios, babilônios, hindus e dos fenícios conhecimentos científicos e até mesmo os religiosos. Assim como a geometria e a aritmética teriam nascido no Egito, a astronomia entre os babilônios e esses conhecimentos terem funções práticas e utilitárias, tinham também conteúdo nitidamente religioso e era privilégio da casta sacerdotal dominante.
Mas isso não significa, porém, que os gregos não foram originais na filosofia e na investigação científica, mesmo porque, além da cultura grega não ter sido privilégio da classe dominante, era conseqüência  de uma investigação racional, não religiosa.
Na verdade, a cultura antiga oriental foi assimilada pelos filósofos gregos desde os pré-socráticos com a criação dos mitos, com a invenção de uma divindade única, de uma origem do mundo, pela idéia de um espírito inteligente, da luta entre os contrários (luz x trevas, por ex.), da idéia de um corpo mortal e de uma alma imortal. E que eram concepções dos orientais, mas que os gregos as transformaram tanto que se pode afirmar que eles foram originais, na filosofia e na ciência.
É chamado de “milagre grego”. Se os orientais buscavam nos conhecimentos matemáticos astronômicos e aritméticos por praticidade, os gregos os transformaram em ciências matemáticas e na astronomia. Além disso, os gregos foram os inventores da política, no sentido da administração da pólis, da cidade,  onde todos dela participavam, inclusive leigos e não apenas grupos fechados religiosos como nas civilizações orientais.
Alguns autores também entendem que a filosofia grega originou-se do mito, ou seja, das religiões. Entretanto os gregos romperam com os mitos por não terem conseguido explicar racionalmente a origem  das coisas. E eles procuravam na razão, no racional, a origem das coisas.
Segundo Hegel, o desenvolvimento da filosofia grega somente foi possível “pelo desaparecimento da sociedade patriarcal, pelo surgimento das cidades livres e organizadas em leis”.
O homem grego era político e pensador e não um mago ou religioso. Essas as origens do pensamento ocidental, do nosso pensamento.
(Excerto do livro “Pequena história da filosofia ocidental”, Compacta gráfica  e editora, e-mail: compactg@terra.com.br)

*) Luiz Carlos Bedran, jornalista, advogado, cientista social e escritor. Procurador do Estado de São Paulo, aposentado. Membro da Loja Maçônica Caridade III, oriente de Araraquara/SP. Editor do jornal maçônico O COMPANHEIRO.





Nenhum comentário:

Postar um comentário