quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

INFORMABIM 424 (A e B)



PAVIMENTANDO CAMINHOS PARA UM FUTURO MELHOR – 1/2
Irm Antônio do Carmo Ferreira

           Entristece-nos a nós todos ouvir essa história da situação decadente da economia de nosso País. O produto interno bruto encolhendo em cada avaliação e, por conseqüência, mais postos de trabalho sendo desativados. Diz-se isto com mais crueldade: o contingente de desempregados já alcança o quantitativo de 13 milhões. Se 70% deles forem chefes de família, e cada família tiver 3 membros, teremos 31 milhões e 200 mil irmãos esperando que o maná lhes cai do céu.
Essa situação caótica, segundo se constata, tem vertente em fontes políticas. Os fatos, do conhecimento de todos nós, revelam isto, o que, se logo não for estancado, dificultará a consecução dos meios para a retomada do nosso progresso e bem estar. Por que? Porque iremos carecer do investimento com que nos beneficiará o capital externo e esse não vem em tempos de agonia como este em que nos encontramos.
Então esse esforço da justiça, para afastar os agentes prejudiciais e inabilitá-los para as posições de mando, isto é de suma importância e da maior urgência, porque estanca as sangrias de nossos recursos internos e reacende a nossa credibilidade perante os investidores externos, aos quais, vale lembrar, que somos um mercado interno de mais de  200 milhões de      consumidores.
Outro ponto do qual não devemos descurar tem a ver com a educação, especialmente no item referente à formação para o trabalho. O constituinte de 88 foi muito feliz ao colocar um dispositivo que faz da educação um direito de todos. E foi mais feliz ainda em associar o estado e a família na obrigação de tornar real esse direito. Tornar realidade como? Destinando a educação ao preparo das pessoas para o exercício da cidadania e a prática do trabalho. Constituição Federal artigo 205.
Estamos com esse contingente de desempregados –  falam em 13 milhões. Mas não se pense em seu retorno ao trabalho ao nível do conhecimento de que eles dispunham ao tempo de sua despedida das empresas a que serviam. Porque a cada instante novos produtos são lançados ao consumo e, para sua produção, é exigida  nova tecnologia. Sem pensar no advento da robótica que cada vez mais ocupa maiores espaços nas fábricas, substituindo os humanos.
Entendo que ao colocar o currículo nas agências de reemprego, o candidato deve ser orientado a retornar à escola para se habilitar no exercício de novas profissões e o enfrentamento de novos desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário