quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

INFORMABIM 417 (A e B)



DESTINAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Irm Antônio do Carmo Ferreira

Quais os objetivos da educação no Brasil? Deseja-se, com essa indagação, remeter o leitor ao encontro de uma resposta, seguindo os caminhos indicados pelos constituintes de 1988 ao redigirem o artigo 205 de nossa Carta Magna. Nesse dispositivo da Constituição Federal, na parte final, encontrar-se-á o que se propõe alcançar com a educação em nosso País, antecipando que “por meio dela a pessoa transforma-se, cria valores, qualifica-se para o trabalho e exerce e instrumentaliza sua cidadania”.

CF – Art.205: A educação, direito de todos e dever do Estado e da Família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Então quero entender, como entenderam os constituintes de 88, que o ensino  deve contemplar não somente a qualidade, da qual estamos por demais carentes, mas também a formação profissional, sendo ofertada, e até me parece ocioso dizer,  conforme exijam os projetos de desenvolvimento em curso.
Há uma insistente reclamação do empresariado a respeito da escassez de mão de obra técnica para as atividades industriais, o que o tem levado, na busca para suprir essa demanda, à realização de cursos de curta duração na própria empresa, o que decerto não se compara, e todos hão de convir, com uma habilitação no centro escolar.
Daí a necessidade que se tem das escolas, muitas escolas,  em que o ensino médio seja ministrado em tempo integral e com destinação profissionalizante, como aliás inspira a própria Constituição.
À medida que o tempo passa, e nem precisa de esforço para entender, o desempenho do trabalho vai ficando mais exigente, requerendo dos que a ele se dedicam um preparo técnico da melhor qualificação, habilitações aliás que os tempos modernos, e vindouros, totalmente voltados para a inovação e  para a tecnologia estão revelando, o que inclui não só o processo criativo, mas também o manejo de máquinas e robôs que teimam em substituir a mão de obra, e dos quais a competitividade empresarial não poderá fugir.
É necessário saber-se que, na Europa, os gestores do  ensino médio destinam cerca de 40% das vagas para os que desejam fazer curso técnico. No Brasil, comenta-se que não passam de 8% as vagas oferecidas com a mesma destinação.
Registro, embora com tristeza, que há três anos as estatísticas gritavam serem necessários 3 trabalhadores brasileiros para  produzir o mesmo que um sul-coreano; 4 brasileiros para um alemão; e 5 brasileiros para um norte-americano.
(Diário de Pernambuco, edição de 20 de outubro de 2013).
Então entendemos acertada essa medida governamental de reorganizar a grade de opções no ensino médio, para incluir mais oferta de vagas destinadas à formação técnica com o aumento do número de escolas de tempo integral para o atendimento  a esse objetivo.

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