sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

INFORMABIM 445 (A e B)

Educação como consenso
Mendonça Filho*




Desde que assumi o Ministério da Educação¹, insisto que o Brasil só dará salto de qualidade se a sociedade, independentemente de posição partidária, se unir em torno da Educação. É inaceitável o País conviver passivamente com indicadores negativos de avaliação de ensino, que denunciam a tragédia humana vivida por parcela expressiva de nossas crianças e jovens.
Os desafios são muitos. Alfabetização inadequada. Mais de 50% das crianças concluem o terceiro ano do ensino fundamental com desempenho insatisfatório na leitura e na escrita. Aprendizagem ruim de nossos jovens. Hoje aprendem menos do que há 20 anos. Cerca de 1,8 milhão de jovens que nem estudam e nem trabalham.
É preciso mudanças estruturais. Há um ano e sete meses à frente do MEC, trabalhamos em ações transformadoras na educação e políticas públicas que possam ser continuadas e aperfeiçoadas pelas futuras gestões, como a reforma do ensino médio, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil e o ensino fundamental, as políticas nacionais de alfabetização, de formação de professores, de escolas em tempo integral, o novo Fies, a modernização da educação à distância, o programa Educação Conectada.
O novo ensino médio torna a escola mais atraente com um currículo flexível e articulado com o técnico-profissionalizante. A BNCC, um conjunto de conhecimentos essenciais em cada etapa da educação básica, vai diminuir desigualdades e promover qualidade das aprendizagens.
As escolas em tempo integral estão sendo implantadas em todo o País com recursos do MEC, segundo o modelo vitorioso de Pernambuco, iniciado em 2004 na gestão Jarbas/Mendonça.²
Nas políticas de alfabetização e formação de professor, estados e municípios terão nosso apoio, criamos a residência pedagógica e faremos a Base Nacional Comum Curricular.
No entanto, as mudanças profundas não são tarefas só de governos. A educação precisa ser o grande vetor de convergência nacional.
1)  Deputado Federal (DEM/PE).
2) A educação em Pernambuco, em avalia-ção deste ano de 2017, ganhou o qualifi-cativo de melhor ensino médio do País.
*) Medonça Filho, Ministro da Educação, ex Deputado Estadual, ex Vice-Governador e ex Governador de Pernambuco. Seu pai – Deputado Federal José Mendonça – foi maçom iniciado na Loja Simbólica Arautos do Progresso nº 30 do Grande Oriente Independente de Pernambuco – GOIPE COMAB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário