quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

INFORMABIM 434 (A e B)



ATUAÇÃO FILANTRÓPICA DA MAÇONARIA
Irm Antônio do Carmo Ferreira

            Muito me honrou o Dr Guttenberg Senna com o convite, que me fez, para participar da ação cívica que a maçonaria se programa para realizar no dia 19 de agosto no bairro dos Coelhos, em Recife. O Dr Guttenberg  exerce atividades profissionais na área da saúde, sendo também um dos líderes da maçonaria pernambucana, da qual participa, em sua alta administração,  no cargo de ministro.
A ação prática da maçonaria se desenvolve, sobretudo, no campo da filantropia, desejando tornar felizes as pessoas e, no caso em evidência, levando assistência a comunidades carentes. ACIMA  é a sigla com que denominam esse gesto de amor ao próximo – Ação CIvico-MAçônica – projeto este que teve início em 2004.  As versões dos dois últimos anos  tiveram lugar  nas instalações da LBV – Legião da Boa Vontade (bairro dos Coelhos) e as anteriores foram  realizadas  na Rua da Penha, bairro de São José, onde está sediada a Coordenação do projeto maçônico.
As pessoas são cuidadas, livres de qualquer pagamento, nos itens pressão arterial, glicemia, aconselhamento médico e oftalmológico, ultra sonografia, aconselhamento jurídico, entre outros.  Cerca de 2500 pessoas têm sido atendidas em cada ano, e a previsão para este ano é do atendimento a 3.500 pessoas.
Várias instituições colaboram para o bom êxito da ACIMA, entre elas a LBV (Legião da Boa Vontade), Destak comu-nicação, Secretaria de Saúde do Recife,  Diagmax, Maxdente, Memorial-oftalmo, Lions, Ónkos -  Clínica de Oncologia, Memorial São José, ASFAM, Laboratório
Farmacêutico de Pernambuco LAFEPE, Be a Byte, Círculo do Coração, Médicos, Odontólogos,  Enfermeiros, Adogados, Lojas maçônicas, voluntários etc
A realização se dará no dia 19 de agosto. O Dr Guttenberg explica que a escolha dessa data coincide com a véspera do Dia do Maçom que o calendário brasileiro lhe reserva o dia 20 para as comemorações. E a maçonaria do Grande Oriente do Estado de  Pernambuco GOIPE deseja comemorar a data,  com essa ação filantrópica,  retribuindo as considerações e o prestígio com que a comunidade tem acolhido a Maçonaria e tratado os maçons na mais alta conta.
Recordo que numa dessas edições, esteve presente valorosa delegação do vizinho estado de Alagoas, à frente o renomado médico Dr Max Alvim,  Grão-Mestre da Potência Maçônica daquele Estado, filiada à Confederação Maçônica do Brasil. Foi um atestado inesquecível da importância dessa ação que os maçons recifenses desenvolvem.
Também e anteriormente, o Sr Prefeito da Cidade do Recife prestigiou essa ação cívica, participando com sua presença e pessoalmente trazendo seus cumprimentos aos maçons e à maçonaria.
Repito: neste ano de 2017, a ACIMA será realizada nas instalações da LBV, rua dos Coelhos, Boa Vista, Recife, no dia 19 de agosto, das 8 às 16h. Quero agradecer o convite do Dr Guttenberg Senna e informar que estarei presente como voluntário. E, como jornalista, contar ao vivo a história de nosso tempo.
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário