terça-feira, 9 de janeiro de 2018

INFORMABIM 415 (A e B)



ARLS TRADIÇÃO ESCOCESA em seu JUBILEU DE PRATA
Irm Antônio do Carmo Ferreira
Continuação (2/3)

Três anos depois, o sonho ganhava contorno de realidade. A cor do Rito estava respeitada e uniformizada em todo o Brasil no âmbito da COMAB. A paramentação dos mestres maçons já obedecia ao estabelecido para o Rito. E os rituais já elaborados, e prontos para a impressão, recebiam do Ir José Castellani – o PhD da maçonaria brasileira – o seguinte parecer:
São Paulo, 24 de setembro de 1993
Acabo de examinar o projeto de Ritual de Aprendiz Maçom do Grande Oriente Independente de Pernambuco, para o Rito Escocês Antigo e Aceito, o qual me foi, gentilmente, enviado para exame.
Posso dizer que é um ritual bem próximo do original do Rito Escocês, sem as deturpações que lhe têm sido impostas, através dos anos. Se for adotado pelo GOIPE, será sem dúvida, o MELHOR RITUAL ESCOCÊS EM VIGÊNCIA NO PAÍS, um verdadeiro paradigma, que merece ser seguido por outras Obediências.
Diante disto, cumprimento a todos os RResp.’.IIr.’. da Comissão responsável por esse trabalho, os quais tiveram, para isso, o necessário aval e indispensável cobertura do Grande Oriente Independente de Pernambuco, através de seu Timoneiro-Mor, o Grão-Mestre Antônio do Carmo Ferreira.
A todos, o meu abraço de reconhecimento, como penhor de distinto apreço.
Que as luzes das terras pernambucanas possam atingir a todo o Brasil maçônico, é o meu mais ardente desejo.
As) José Castellani”.

Agora, venho aqui, perante esta assembléia, testemunhar. Como ideador do projeto e auditor de todas as suas fases de execução, tenho a felicidade de atestar que a missão foi cumprida na época aprazada, de modo tão fiel e convincente que dispensou a força dos decretos para sua vigência.
Aos Veneráveis Mestres da Loja Tradição Escocesa e a seus Quadros agradeço a diligência de manterem viva, sólida e progressista esta Oficina que marca tão feliz contribuição ao conceito e admiração da maçonaria em nosso País.
Em especial, quero consignar a gratidão do GOIPE ao Eminente Irmão Guilherme de Queiroz Ribeiro, ritualista que coordenou a execução do projeto e o tem acompanhado ao longo desses 25 anos, inclusive tendo feito parte de Comissões que se instalaram no Brasil com o mesmo desiderato do GOIPE.
Parabenizo cada um dos integrantes da Loja Tradição Escocesa, e que no tempo de existir dessa Oficina não haja limite nem fronteira! Seja para sempre.
Obrigado a todos que compareceram a seu jubileu de prata! Festa organizada e admiravelmente coordenada pelo Venerável Mestre José Antônio de Araujo e equipe que muito os elogio.    
Enfim, declaro-me  satisfeito pelo que esta Loja já empreendeu dentro do norte a que se destinara. Foi feliz em seu labor, merecendo o elogio assim aos modos de Paulo a Timóteo – “O bom combate lhe foi peculiar”. De minha parte, contudo, não me arredarei de continuar divulgando seus merecimentos, não só aqui nem só agora, copiando Camões, na  louvação aos feitos lusitanos:
“Cantando espalharei por toda parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte”.
                                                                                    (Continua no INFORMABIM 416)

Nenhum comentário:

Postar um comentário