quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

INFORMABIM 440 (A e B)



DUAS PEQUENAS HOMENAGENS.
GRANDES MERECIMENTOS
Irm Antônio do Carmo Ferreira




Realçam, no calendário de outubro, duas datas muito significativas: o dia 12, reservado às crianças; e o dia 15, aos professores. Cada um presta as  homenagens que aguçam em seus sentimentos ou que as condições lhe favorecem.  Nas escolas, nos parques, em todos os lugares, há sempre uma lembrança, uma festa, e até reclamações por não serem tratados conforme  merecem, tanto nossas crianças, como  nossos mestres.
Com referência às crianças, eu mesmo gostaria que as suas famílias fossem beneficiadas com as possibilidades de dar-lhes a devida educação, preparando-as não só para  o exercício da cidadania, mas também para a prática  do amor ao próximo. Seria uma visão daquela cantiga de roda, com que, tempos atrás, muito se alegrou a criançada:  pavimentar de brilhante a rua por onde elas haveriam de passar.
E no  tocante aos  professores ? A eles não somente a consideração e o respeito, mas em realce o reconhecimento por sua dedicação, por sua fidelidade ao compromisso de educador, por seu merecimento a pelo menos uma remuneração com que possa manter sua família e custear a atualização do conhecimento às exigências do hodierno. Temos que aprender a aprender. E o mestre é quem nos disponibiliza tal ferramenta. Nesses tempos da rapidez na evolução tecnológica que se inicia precisamente no campo da formação dos recursos humanos, seja na pesquisa, seja na engenharia da produção, o professor é um ser de permanente retorno à escola e a que tudo antecede. É preciso, pois, favorecê-lo com essas condições. Queria muito que nesse dia 15, ao desejar um bom dia aos professores, esse “bom” viesse carregado do início das realidades a que nos reportamos.
Além das homenagens gerais prestadas em todos os cantos que, por maiores que sejam, ainda as acho pequenas diante dos grandes merecimentos dos mestres e das crianças, quero convidar o leitor para as duas homenagens que ouso prestar nesta coluna.
Uma ao professor Jayse Antônio Ferreira, escolhido o melhor professor brasileiro do ensino médio, disputando com 6.808 concorrentes, não importando as condições adversas da região – o Nordeste - e do índice de desenvolvimento humano local – Itambé - em que exerce o magistério, mas que foram superados pela dedicação ao ensino, pelo amor à sua vocação, pela abnegação e vontade de realizar – “uma lição ao Brasil”, como bem ressaltou o Jornal do Comércio em seu editorial de 22/12/2014. Minha homenagem a esse mestre admirável!
A outra homenagem se presta à professora Helley de Abreu Batista. A ela que deu a vida pelas crianças. Na manhã do dia 5, na semana anterior ao Dia da Criança, quando a mão da crueldade ateara fogo à creche em que trabalhava, em Janaúba, Minas Gerais, a professora Helley morreu, lutando contra o fogo e o malfeitor, na busca de salvar os seus alunos. Sacrificou a vida em defesa das crianças. “Uma verdadeira heroína”, consagrou-a o Diário de Pernambuco em reportagem de 09/10/2017. Oh Santa Helley! Rogai a Deus pela educação no Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário