sábado, 6 de abril de 2019

INFORMABIM 474

Irm Antônio do Carmo Ferreira

O Obelisco  marca o local em que funcionou o Areópago de Itambé de 1796 a 1801. Na rua Vieira de Brito, em casa demolida na década dos anos 40. A iniciativa de construção do monumento, em 1951, partiu do maçom Mário Melo (jornalista e escritor, PE) e do médico Getúlio de Albuquerque César, sendo este casado com  dona Rosa Amélia Cavalcante Arruda da Câmara, uma descendente do ir Manuel Arruda da Câmara.
Em 03 de abril de 1996, foi comemorado o bicentenário do Areópago de Itambé durante congresso realizado no Recife e na cidade de Itambé/PE  pelo GOIPE (iniciativa e coordenação), pela Associação Brasileira da Imprensa Maçônica, a revista maçônica A TROLHA, a Academia Brasileira Maçônica de Letras e a Loja de Pesquisas Maçônicas Brasil, que concluíram por atribuir ao Areópago de Itambé a condição de “Berço da Maçonaria Brasileira”, inspirada no título do livro de Francisco de Assis Carvalho (Xico Trolha) que, na oportunidade, fora lançado: “ITAMBÉ, berço heroico da maçonaria brasileira”.
Com vistas às comemorações, a Prefeitura de Itambé preparou o entorno do Obelisco, dando-lhe a feição de uma praça. Nesse local, naquele dia 3 de abril, das 15 às 18 horas, esteve presente um mundão de profanos e de maçons, entre eles: Abreu Bianco (senador), Absai Gomes Brito (ABML, GO), Aderaldo Pereira (GM, PB), Antônio do Carmo Ferreira (GM, GOIPE), Derly Halfeld Alves (Escritor, MG), Djalma Marques de Melo (SGComendador PE), Francisco Cavalcanti de Brito (VM do Areópago), H Pithan (Pesquisador, RS), Hercule Spoladore (Presidente da Loja de Pesquisas Brasil PR),  João Batista Moraes (GM Adj SP), João Laércio G Fernandes (GM, PB), José Alves de Oliveira (Deputado PE), José Buzato (GM, PR),  José Carlos Pacheco (GM  GOSC e Presidente ABIM), José Chaves (Deputado Federal), José Rodrigues Sena (Acadêmico GO), Licinio Leal Barbosa (Presidente da ABML GO), Luiz Gonzaga da Rocha (Historiador BSB), Manuel Correia de Andrade (Historiador, Professor, PE), Mario Name (Pesquisador, escritor SP), Raimundo Nonato Magalhaes (GM, PE), Renato Gabriel (Acadêmico MG), Ricardo Mário Gonçalves (Professor e historiador SP), Romeu Bonini (GM, GOB/SP), Sérgio Barbalho (Prefeito de Itambé), Xico Trolha (Presidente de A TROLHA, Londrina/PR).
Em 2013, o Prefeito Municipal de Itambé sancionou a Lei nº 1.678/2013, tornando o Obelisco “patrimônio histórico do município de Itambé/PE”, gerando, em decorrência, as condições protetoras a que ele não viesse a ser, em tempo algum, invadido, destruído ou descaracterizado.
Diante do fato de que o prédio residencial, à frente do qual se encontra o Obelisco, passou a ser uma casa  comercial – o Supermercado Novo Brasil, a Loja Maçônica Areópago de Itambé nº 17, do GOEPE/COMAB, que tem como Venerável Mestre o maçom Elânio Pereira da Silva, que se agiganta na defesa de nossa Potência e no amor ao Areópago, acionou a Justiça, no sentido de que se atendesse ao estabelecido na Lei Municipal nº 1.678 do ano de 2013, resultando no Termo de Ajustamento de Conduta nº 01/2019, de 27 de fevereiro de 2019, assinado pela Promotora Pública de Itambé, a Prefeita do Município de Itambé, a Secretária de Planejamento do Município de Itambé, o Presidente da Loja Maçônica de Itambé e o Proprietário do Supermercado Novo Brasil, sendo o referido TAC publicado no Diário oficial Eletrônico – Ministério Público de Pernambuco de sexta feira 01 de março de 2019, página 26.
Em síntese, o TAC 01/2019 obriga o proprietário do supermercado Novo Brasil a manter o monumento histórico denominado Areópago de Itambé livre de poluição visual, inclusive sem qualquer tipo de propaganda e/ou publicidade nas grades do citado monumento ... ( cláusula segunda do TAC) acarretando o descumprimento a multa diária de R$200,00 contra o mesmo e contra o Município de Itambé a multa diária de R$1.000,00 por negligência na fiscalização (cláusula terceira do TAC).
Parabéns ao Venerável Mestre Elânio Pereira da Silva e agradecimentos a todos que se empenharam para que essa decisão fosse tomada. Uma comemoração ao 223º ano  da fundação do Areópago de Itambé, de cujos sonhos resultou uma pátria para os brasileiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário