segunda-feira, 28 de novembro de 2011

INFORMABIM 298 A e B

EDUCAÇÃO... EIS A QUESTÃO!

Ir.'. Edenir Gualtieri *


Sempre encarada como grande desafio a questão da Educação no Brasil, razões assistem aos nossos Irmãos ao demonstrarem indignação com o descaso dos nossos governantes ao encaminhamento das ações com vistas às melhorias do ensino no País.

No século XVIII, ao discutir as relações entre “disciplina” e “cultura”, o filósofo Immanuel Kant escreveu:

“Talvez a educação se torne sempre melhor e cada uma das gerações futuras dê um passo a mais na direção ao aperfeiçoamento da Humanidade, uma vez que o grande segredo da perfeição da natureza humana se esconde no próprio problema da Educação. A partir de agora isto pode acontecer ... Isto abre a perspectiva para uma futura felicidade da espécie humana”. (KANT, Immanuel , 1996, Sobre a Pedagogia. Piracicaba: UNIMEP. Tradução de Francisco Cock Fontanella).

Lastimando a situação política de seu tempo, Kant se manifesta:

“[ ...] nas condições atuais pode dizer-se que a felicidade dos Estados cresce na mesma medida que a infelicidade dos homens.E não se trata ainda de saber se seríamos mais felizes no estado de barbárie, onde não existiria toda essa nossa cultura, do que no atual estado. De fato, como poderíamos tornar os homens felizes, se os não tornamos morais e sábios? Deste modo, a maldade não será diminuída”. (idem, p. 29).

Embora seja mesmo bastante complexo o entendimento da relação Cultura/Educação, quer nos parecer que nossos políticos não queiram entender, ou se fazem de desentendidos no trato do assunto. São hábeis apenas nos discursos.

Sabedores que somos da utilidade do espelho retrovisor e que precisamos dele apenas de vez em quando, temos que olhar, sobretudo, para frente. Fatos passados sempre serão referências úteis, mas não essenciais.

Na qualidade de bons construtores, temos que analisar basicamente como o ensino no Brasil chegou ao estado em que se encontra e partirmos para a desconstrução daquilo que nos desagrada e buscar um novo encaminhamento com ações mais eficazes.

Este tema foi amplamente discutido no nosso XVI Encontro Nacional da Cultura Maçônica, onde se elaborou a “Carta de São Paulo”, demonstrando que a Maçonaria Universal preocupa-se com a questão, apresenta sugestões e coloca-se à disposição para o cumprimento dos objetivos do crescimento. Não muito diferente disto, o tema foi também objeto da elaboração da “Carta de Brasília”, elaborada naquele Oriente, durante o XV Encontro Nacional da Cultura Maçônica, pelas entidades coordenadoras e entregue nas mãos do Excelentíssimo Senador Cristovam Buarque, presente naquele evento.

Meus irmãos, olhemos para frente. Temos muito a fazer e muitas razões para viver.

Agendem o XVII Encontro Nacional da Cultura Maçônica. São Luís, Maranhão, dias 13 e 14 de abril de 2012.

(*) O jornalista Edenir Gualtieri é editor da revista maçônica A TROLHA, Londrina/PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário